Ideia Glass
Image default
Início » Como garantir a segurança dos funcionários da vidraçaria?
Distribuidores / Vidraceiros

Como garantir a segurança dos funcionários da vidraçaria?

Se você é um vidraceiro ou distribuidor e lida constantemente com o vidro, material que dependendo dos cuidados, pode quebrar facilmente e gerar acidentes, sabe como é importante tomar algumas medidas para reduzir esses riscos.

Mas fique tranquilo, estamos aqui para te ajudar nisso!

Diante desse cenário, você deve prezar não apenas pela sua segurança, mas também a dos seus funcionários, sócios e colaboradores, para evitar acidentes no manuseio e deslocamento das peças de vidro no dia a dia.

Além da segurança dos funcionários, que diariamente entram em contato com o vidro, outro grande problema que você pode evitar com essas medidas, é o imenso prejuízo gerado pela constante quebra das peças.

E é claro que alguns procedimentos também devem ser padronizados, pois caso você venha a oferecer riscos aos seus funcionários, dependendo da situação pode até mesmo sofrer com leis trabalhistas.

Por isso, é essencial que você coloque a segurança de todos em primeiro lugar e com isso torne a sua empresa mais confiável, além de minimizar a chance de sofrer prejuízos financeiros.

Vamos às dicas?

Dicas para aumentar a segurança no manuseio do vidro

1) Utilização dos EPI’s

Os EPI’s são os equipamentos de proteção individual, feitos exatamente para situações como essa.
Eles são usados em diversas obras, por vidraceiros, engenheiros civis, e outros profissionais.

Isso porque esses equipamentos são muito bons para proteger os funcionários, e lhes oferecer maior segurança nas atividades diárias, como manuseio dos equipamentos, instalação, etc, principalmente em casos como esse, onde o material utilizado é o vidro.

Há muitos vidraceiros e funcionários em geral que não gostam de utilizar esses equipamentos por não se sentirem tão confortáveis ou pensar que nenhum acidente vai acontecer.

Por isso, se você é um dono de vidraçaria ou distribuidor desses materiais, é essencial que tenha como obrigatoriedade ou recomendação na sua empresa, o uso dos EPI’s, para a segurança dos funcionários e até mesmo dos clientes.

A recomendação do uso desses equipamentos de proteção para o manuseio de vidros, está até mesmo na norma NBR 7199.

É importante salientar também que o uso dos EPI’s é obrigatório, sempre que as medidas e condições gerais não oferecerem completa segurança ao funcionário, pois podem evitar acidentes e até mesmo doenças do trabalho.

Veja abaixo alguns dos equipamentos mais importantes:

  • Óculos de proteção – Ideal para proteger os olhos de entrar em contato com fragmentos do vidro ou similares com o manuseio, corte, instalação das peças e também em possíveis acidentes.
  • Luvas ou mangotes – Ambos são anticorte, as luvas são feitas para proteger as mãos e os mangotes para os antebraços.
  • Botas – Fechadas e com material grosso, utilizadas para proteger os pés de possíveis cortes e acidentes em contato com objetos de vidro.
  • Capacete – Não é necessário sempre, apenas quando a peça estiver numa altura acima à do funcionário, pois protege a cabeça contra impactos, quedas e etc.
  • Avental – Protege o corpo contra esses fragmentos de peças de vidro, evitando cortes e outros.

Todos esses produtos têm vários modelos e opções diferentes, porém o essencial é que você escolha alguns que sejam feitos de materiais com alta qualidade e por isso forneçam maior proteção e segurança aos seus funcionários.

E aí, gostou das nossas dicas?

Colocando-as em prática, com certeza a sua empresa e seus funcionários terão uma segurança e conforto muito maior para trabalhar diariamente com os produtos de vidro e qualquer outro que possa oferecer riscos.

Conte conosco da Ideia Glass para ter sempre mais informações e dicas, que irão ajudar você e o seu negócio, além de produtos da mais alta qualidade!

Sobre a Ideia Glass

A Ideia Glass está presente no mercado de kits e ferragens para boxes e oferece kits que valorizam todos os ambientes por sua beleza e elegância. Suas soluções em produtos têm forte apelo decorativo, modernizando espaços diversos que requerem beleza e sofisticação.

Inovando em materiais e em design, a Ideia Glass conquista cada vez mais consumidores pelo respeito, seriedade e compromisso com que atua em seu segmento. Para mais informações sobre a empresa, acesse o site www.ideiaglass.com.br ou ligue para o SAC (11) 3016-9300.

Artigos Relacionados

Planejamento básico de marketing

Ideia Glass

Informações básicas para calcular um orçamento

Ideia Glass

Ganhe mais trabalhando menos

Ideia Glass

Deixei um comentário

dezenove + seis =