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Forma de apresentar um orçamento em tempos de crise

Forma de apresentar um orçamento em tempos de crise

Um orçamento profissional é um documento fundamental para a validação de proposta de serviços.

Credibilidade da empresa e vantagem comparativa são itens fundamentais na melhor forma de apresentar um orçamento.

A primeira regra para quem quer saber a melhor forma de apresentar um orçamento é personalizar. Um roteiro pré-existente com os pontos mais importantes para a apresentação da proposta é recomendável.

Contudo, é necessário que esta proposta possa ser flexível e adaptável às necessidades específicas de cada cliente. Ao preparar um orçamento, o vendedor precisa perceber que é a imagem da empresa que está em causa.

Vale a pena lembrar que a primeira impressão é a que fica, mas a proposta do orçamento poderá fazer a diferença de forma positiva ou negativa.

Por isso, layout, logotipo, tipo de papel que preferencialmente deverá ser timbrado, são elementos que contribuem para o reforço de uma imagem positiva da empresa.

Informações organizadas

O orçamento deverá seguir uma sequência lógica de informações. O cliente deverá, de forma clara e rápida, compreender os objetivos da proposta. Uma sugestão de estrutura é a seguinte:

  • identificação do contratante, contratado e serviço;
  • índice da proposta;
  • breve apresentação da empresa;
  • objetivos;
  • metodologia;
  • escopo;
  • cronograma;
  • valores;
  • anexo

Estes são os itens fundamentais para apresentar um orçamento de forma adequada, competente e persuasiva. Este documento deverá mostrar ao cliente quais serão os benefícios em escolher o produto ou serviço da sua empresa em comparação com os demais concorrentes.

O índice, por exemplo, é um item que facilita a consulta e o manuseamento da proposta pelo cliente. Pode parecer um detalhe, mas é um elemento que facilita o esclarecimento de dúvidas.

No caso dos objetivos, estes não deverão estar limitados ao curto prazo – ou seja, o que a empresa propõe para o cliente como vantagem imediata. Mas também, de que forma a médio prazo, o cliente poderá agregar valor ao produto ou serviço adquirido.

Quando falamos em metodologia, deverá ficar claro para o cliente, em termos gerais, aspectos como:

  • Profissionais envolvidos;
  • Técnicas empregues;
  • Recurso usados (equipamentos, softwares, entre outros).

O escopo, por sua vez, detalhará em números e horas, estes processos na apresentação do orçamento. O tempo de entrega do produto ou execução do serviço é um fator fundamental e deverá estar bem explícito na apresentação do orçamento.

O cronograma, outro dos itens listados, informará as datas de entrega do que foi detalhado no escopo. Um orçamento bem estruturado deverá, de forma progressiva, ir motivando o cliente para contratar o serviço da sua empresa.

Por isso, as vantagens comparativas devem ser convidativas para justificar o valor do investimento para a contratação. Ao apresentar o orçamento, este item poderá contemplar o valor total e eventuais faseamentos no pagamento.

Se for conveniente, no orçamento poderá estar contemplada informações como: data da validade da proposta e valor da multa em caso de atraso. No caso dos anexos, eles serão necessários se a informação for de extrema importância para a validação da proposta de orçamento.

Uma proposta bem orçamentada é um documento fundamental para vender mais e melhor.

Sobre a Ideia Glass

A Ideia Glass está presente no mercado de kits e ferragens para boxes e oferece kits que valorizam todos os ambientes por sua beleza e elegância. Suas soluções em produtos têm forte apelo decorativo, modernizando espaços diversos que requerem beleza e sofisticação.

Inovando em materiais e em design, a Ideia Glass conquista cada vez mais consumidores pelo respeito, seriedade e compromisso com que atua em seu segmento. Para mais informações sobre a empresa, acesse o site www.ideiaglass.com.br ou ligue para o SAC (11) 3016-9300.

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