Ideia Glass
Início » Box de banheiro e lavanderia: opções para otimizar o espaço
Banheiro Pequeno Box de Banheiro

Box de banheiro e lavanderia: opções para otimizar o espaço

Box de banheiro e lavanderia: opções para otimizar o espaço

Se você está iniciando um projeto, ou realizando aquela reforma especial, precisa descobrir como otimizar o espaço do box de banheiro e lavanderia.

Afinal, esses dois espaços são imprescindíveis no lar, mas nem sempre ficam organizados da melhor maneira. Seja por não saber como posicionar todos os móveis, por um excesso de coisas ou mesmo na tentativa de transmitir uma ideia. Confira!

Box de banheiro e lavanderia: opções para otimizar o espaço de maneira funcional

Antes de mais nada, quando pensamos em otimização de espaço, precisamos falar de funcionalidade.

Em outras palavras, pouco adianta reduzir ao máximo o volume de móveis em um lugar, mas torná-lo disfuncional. Um exemplo prático disso são aquelas lavanderias com visual super clean, mas que exige que você fique se movendo entre cômodos para pendurar as peças, pegar acessórios e mais.

Portanto, essas dicas são voltadas para a funcionalidade, aliada ao visual.

Nichos embutidos salvam a rotina

Os nichos embutidos estão entre os itens queridinhos da decoração, sendo uma tendência que veio para ficar. Além disso, podem ser inclusos dentro da área do box de banheiro e lavanderia.

Funciona assim: colocando um nicho (espaço) embutido na parede, fica mais fácil organizar coisas, limpar, evitar itens espalhados no chão ou em cima de outros equipamentos, etc.

Por exemplo, no box de banheiro, os nichos servem para colocar shampoos e condicionadores, sabonetes, esponjas e mais. Já na lavanderia, permite a organização de sabão de lavar, em barras, amaciantes, escovas de limpeza e assim por diante.

Tons suaves no box de banheiro e lavanderia

Independentemente do estilo do seu lar, a realidade é que os tons suaves podem trazer aquele visual limpo, suave, clássico, elegante ou mais despojado (dependendo do design do restante do espaço).

Dentro do box, por exemplo, é comum o uso de tons mais escuros ou diferentes.

Mas, se o local é pequeno, os tons suaves vão aumentar a sensação visual de amplitude, facilitam a limpeza diária e você ainda pode escolher um box de roldanas aparentes, criando aquele efeito de moldura.

Já nas lavanderias, os tons suaves também otimizam a limpeza, delimita mais facilmente os equipamentos, auxilia na hora de encontrar coisas que caem pelo chão, entre outros aspectos.

Nesses dois casos, você pode utilizar os nichos com luzes embutidas ou tons mais escuros, para criar um ponto de atenção.

Prefira uma organização linear das coisas

Uma das principais dicas para box de banheiro e lavanderia, é sempre manter um espaço funcional de passagem.

Isso significa que, para espaços pequenos e médios, sempre coloque os móveis e/ou equipamentos em um lado (uma parede) e deixe o outro lado livre, sem nada.

Por exemplo, em uma lavanderia quadrada ou retangular, você pode criar um sistema em “L”, com as máquinas em uma mesma parede e um balcão ao fundo, para dobrar as peças. O mesmo lave para banheiro, box ao fundo, lavatório e sanitário em uma mesma parede.

Nos espaços amplos, essa configuração tende a mudar um pouco, para dispor de forma mais harmônica e evitar a sensação de que está “sobrando” espaço. Mas, nas construções atuais, isso é incomum.

Box de banheiro e lavanderia: vale a pena economizar nos acessórios

Porta Flex da Ideia GlassEsses dois espaços do lar, geralmente, possuem alguns itens quase obrigatórios. No banheiro, a base é formada com sanitário, lavatório e área de banho. Já a lavanderia, tem um tanque de lavar, máquina e varal.

Dessa forma, além desses itens essenciais, a regra é evitar aquilo que vai ocupar espaço e ser pouco usado. Salvo aqueles espaços amplos, que realmente dá para investir em mais.

Nos banheiros, por exemplo, opte por colocar ganchos e acessórios para toalhas em locais pontuais, que não prejudicam a passagem. Além disso, escolha um box vantajoso em relação ao vão. Seja com portas de correr ou tipo giro.

Mas, para as lavanderias, existem algumas dicas especiais que você deve conferir.

Assim, se a sua lavanderia é separada do varal, opte por uma porta que delimita o lugar. Para ficar tudo escondido, mas sem comprometer a decoração restante. A Porta Flex, por exemplo, é ideal para locais pequenos, garantindo um bom vão de passagem, tem diversas cores de acabamento e sã super-resistentes.

Mas, para deixar o visual protegido de pets e crianças, ou mesmo para delimitar o lugar, há a Porta Bipartida. Por isso, separamos aqui algumas curiosidades sobre o uso dessa peça.

Enfim, é essencial escolher peças que combinem com o seu estilo e decoração. Mas, se tiver outras dúvidas, consulte com um dos nossos especialistas e fica atento as novidades e tendências do mercado.

Artigos Relacionados

Os benefícios da sauna para a saúde: Box Flex e Box Certo

Ideia Glass

Box Elegance na Casa e Jardim

Ideia Glass

Box de banheiro e cozinha: otimize o seu espaço com soluções funcionais

Ideia Glass

Deixei um comentário

oito + catorze =