Ideia Glass
Início » Saiba quais os tipos de vidros de box de banheiro mais usados
Box de Banheiro Dicas

Saiba quais os tipos de vidros de box de banheiro mais usados

Saiba quais os tipos de vidros de box de banheiro mais usados

Os tipos de vidros de box de banheiro são escolhidos, principalmente, para oferecer toda a segurança necessária para evitar acidentes e reduzir ao máximo qualquer tipo de dano.

Afinal, esses itens são altamente indicados para dividir a área seca e molhada, melhorar o design, trazer funcionalidade para o espaço e otimizar os banheiros a partir das medidas de cada projeto.

Pensando nisso, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre o assunto para escolher com sabedoria e entender o que exatamente está sendo instalado na sua casa. Confira!

Vidros temperados

Os vidros temperados são considerados os mais seguros do mercado, já que passam por um tratamento rápido que envolve aquecer e resfriar a peça.

Com isso, o vidro se torna cinco vezes mais forte que os demais, sendo totalmente lapidado antes do processo. Já que, depois do tratamento, não pode ser cortado ou furado.

A vantagem é que os vidros temperados, se quebrados, se dividem em pedaços pequenos sem pontas, ou se seja, o risco de provocar cortes é mínimo.

Inclusive, se tiver dúvidas técnicas sobre instalação, manutenção ou outras, fale com a nossa equipe e fique libre de surpresas.

Laminados

Um dos tipos de vidros de box de banheiro é o laminado, não tão conhecido quanto o destacado acima.

Em suma, esse vidro é composto por duas lâminas, ou mais, que são interligadas por camadas. Essas camadas intermediárias têm efeito protetivo.

Dessa maneira, se o vidro acabar quebrando, todos os “cacos” ficam grudados nessas camadas do meio, impedindo que se espalhem e que provoquem ferimentos.

Temperado com película

Por fim, um dos tipos de vidro para box de banheiro é o temperado com película, que possui uma classificação alta de segurança.

Em termos simples, você terá um vidro temperado que, antes de ser instalado no seu banheiro, receberá uma película externa de segurança.

Assim, se o vidro quebrar em algum momento, todos os fragmentos ficam presos na película, que vai funcionar como uma estrutura. Ou seja, não vai cair pelo chão.

Inclusive, é obrigatório que essa película passe por testes, suportando um movimento de abrir ou fechar da porta sem cair e se mantenham presos por, no mínimo, duas horas.

Ou seja, se você entrar no box para tomar banho e o vidro quebrar, você conseguirá abrir o box e sair totalmente ileso.

Cabe destacar que a norma brasileira é de que os vidros para box de banheiros sigam normas rígidas de proteção ao consumidor. Ou seja, apenas esses tipos de vidros podem ser usados para tal e o cliente deve saber exatamente de qual material comprou.

O que são tipos de vidros de box de banheiro esmaltado e translúcidos?

Ao começar a pesquisar sobre box de vidro, você vai descobrir que existem diversos nomes e especificações, mas, o mais importante, é se ater as normas vigentes.

Logo, um vidro temperado com 8mm já é capaz de oferecer total segurança no banheiro.

Neste cenário, o vidro esmaltado é um vidro temperado que recebeu uma camada de tinta cerâmica. Esse vidro passa por um tratamento de forno, fazendo com que a tinta se funda a peça.

Com isso, a cor é alterada e facilita o processo de limpeza sem perder a força do temperado, sendo bastante usado para quem busca um design mais arrojado e distinto.

Já os vidros translúcidos são aqueles que não são transparentes, ficando com uma textura mais fosca, sejam lisos ou com desenhos na superfície.

Geralmente, é indicado para pessoas que buscam mais privacidade no box, para banheiros integrados no closet e outros.

Afinal, o box de banheiro realmente quebra?

Se você tem um box de vidro em casa pode estar se perguntando como é possível quebrar essa peça, já que é bastante resistente.

Mas, se está a procura de uma peça, pode querer saber além dos tipos de vidro de box de banheiro, conhecendo riscos e cuidados a serem tomados.

Dessa forma, para esse tipo de box, dizemos que ocorre um estouro, não uma quebra, que seria proveniente de uma ação direta.

Portanto, se você usar um martelo, jogar uma cadeira ou algo do tipo, é provável que o vidro quebre.

Mas para que a peça estoure sozinha, o mais comum é que o box tenha sofrido algum tipo de pancada anterior.

Box Nobre | Ideia GlassAqui na Ideia Glass trabalhamos com peças de altíssima qualidade e seguinte todas as normas a partir do vidro, mas, alguns profissionais furam os vidros temperados depois de prontos ou tentam lapidar para “encaixar” no projeto, o que também pode levar a um estouro imediato ou futuro.

Em alguns casos, o transporte incorreto também pode provocar uma pancada na peça, que depois de instalada, pode vir a quebrar.

Inclusive, é mito que o vidro estoura devido a troca na temperatura de água ou mesmo por jogar água quente na peça, já que os vidros suportam mudanças de até 250º.

Existem alguns casos de estouro espontâneo, ou seja, quando a causa não é identificada.

A partir disso, separamos algumas dicas de como evitar esse tipo de situação:

  • Sempre contrate empresas renomadas e confirme os dados sobre o vidro, evitando peças de baixa qualidade;
  • Após a instalação, movimente o vidro algumas vezes antes de ir para o banho;
  • Se notar qualquer tipo de rachadura ou trinco antes ou durante a instalação, avise a empresa e peça por outra peça;
  • Siga as recomendações da empresa, referente a manutenção e limpeza;
  • Quaisquer vidros que tiverem lascas nas bordas devem ser substituídos de forma imediata;
  • Todos os vidros temperados devem vir prontos para instalação, ou seja, sem lapidações ou furos posteriores ao tratamento;
  • Os puxadores nunca devem encostar ou bater na folha/porta fixa do box, se ocorrer indica mau funcionamento e esse impacto constante pode levar a quebra;
  • Se a peça apresentar dificuldades para abrir ou fechar, converse com a empresa;
  • Teste o box logo após a instalação.

Se ainda tiver alguma preocupação, você pode solicitar a instalação da película de segurança, reforçando mais a qualidade da peça.

Pensando nisso, separamos outras soluções para evitar acidentes no banheiro para conferir.

Depois de conhecer os tipos de vidro de box de banheiro, confira nossa linha e encontre o box ideal para o seu projeto, solicitando um orçamento personalizado com um de nossos especialistas.

Artigos Relacionados

Organize seu banheiro e ganhe um novo ambiente

Ideia Glass

Conheça as vantagens de ter um Box Elegance da Ideia Glass

Ideia Glass

Banheiro muito grande? Saiba como decorá-lo de forma harmoniosa e moderna

Ideia Glass

Deixei um comentário

dezessete + 7 =